Conjunto das cascatas




O Conjunto das Cascatas engloba quatro cascatas principais: a cascata queda livre, a cascata das pedras pretas, a cascata dos degraus, a cascata cara do Índio, localizadas próximo a área urbana, sendo que a mais longe localiza-se a 12 quilômetros da sede Municipal. Além dessas quatro cascatas, o Município possui muitas outras, mas por estarem localizadas em áreas de difícil acesso, essas quatro tornam-se as principais por seu deslocamento ser mais viável.
Essas cascatas de beleza natural localizam-se no meio da mata cuidadosamente preservada, nesses locais são encontradas espécies vegetais nativas como, por exemplo, o angico, cedro, açoita-cavalo, ingá, timbaúva, entre outros.
Algumas de fácil acesso, outras nem tanto, torna-se uma referência para quem busca um turismo de aventura. Recentemente as estradas que dão acesso as cascatas já possuem placas sinalizando a localização.
Sobre as relações de afetividade e o que significa o Conjunto de Cascatas os entrevistados dizem que:

Sabe que eu nunca fui, quando era jovem a gente tinha que trabalhar sempre, não se tinha tempo como os jovens dizem hoje pra se curti a vida, aí fui envelhecendo e essas coisas de divertimento ficaram pra trás, hoje só saio de casa pra ir aqui no posto (posto de gasolina) que fica no lado da  minha casa, nem na missa consigo ir mais direito”. (Seu Adolfo)

Na minha época a gente passava pelas cascatas mas nem via como um lugar de lazer e divertimento [...] Mas hoje em dia é um lugar que os mais novos adoram ir, meus netos vão seguido, eu acabo indo junto. Sei que tem bastante gente de fora que vem pra ir conhecer, é mais para o turismo”. (Dona Hilda)

“São tão lindas as nossas cascatas, veja como o nosso Município tem coisa bonita, a nossa paisagem é única, olha para os Municípios vizinhos, o nosso ganha disparado [...]. Ainda falta muita coisa não temos uma boa infraestrutura, porque senão isso aqui ia se cheio de gente de fora”. (Seu Leomar)



O conjunto de cascatas simboliza para os moradores a beleza que representa o Município. Apesar da maioria deles nunca ter frequentado as cascatas, eles possuem a percepção de que este lugar simboliza principalmente para os jovens como um local de lazer e divertimento, atividades que eles na sua juventude não puderam desfrutar, pois tiveram que se dedicar ao trabalho desde cedo, pois todos são de origem humilde. Mas hoje já reconhecem esses locais como uma atração turística que pode atrair bastante gente para o Município.

Um comentário: